BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

Como a computação em nuvem pode ajudar com a redução de custos?


Data: 8 de setembro de 2023

Ao longo dos anos, as empresas perceberam a importância da tecnologia nas rotinas empresariais. Diante disso, tornou-se fundamental a presença dos recursos que ela traz para promover grandes melhorias. Entre elas, podemos destacar a vantagem da redução de custos. A princípio, ela não é só um investimento que melhora os fluxos de trabalho no cenário de TI.

Como bem sabemos, esse é um departamento que pode se integrar a vários outros e essas junções promovem mais inovação e produtividade. Certamente, dois aspectos que toda empresa precisa valorizar na construção de um diferencial competitivo. Em torno das formas de atingir tal objetivo está o foco em computação em nuvem. Já ouviu falar dessa tendência?

De qualquer modo, continue conosco e veja que estamos perante uma solução que chegou e se consolidou no mercado. Neste artigo, vamos abordar a importância das estratégias na redução dos custos, como a computação em nuvem pode ajudar nesse sentido e as vantagens que essa que oferece. Boa leitura!

A importância de aplicar estratégias para reduzir custos

Uma das principais tarefas que ajudam na redução de custos é o mapeamento de processos. Por meio dele é possível identificar gargalos, corrigir erros e focar em soluções que promovam um padrão operacional. Assim, a equipe foca em automação e conduz uma boa gestão de tempo. 

Desde a pandemia da covid-19, empresários procuram melhorar os resultados na empresa com foco em ações bem específicas. Sobretudo quando elas reforçam a integração, fluidez nos processos internos e otimizações na estrutura de TI, principalmente, para organizações que desejam iniciar um data center do zero.

Inegavelmente, é um investimento que permite que à empresa se atualizar nas demandas de mercado. Exemplo disso, é o aprimoramento da transformação digital e a adequação às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

A computação em nuvem na redução de custos

Normalmente, quando falamos sobre redução de custos, a computação em nuvem surge como a alternativa que apresenta o melhor custo-benefício e praticidade. Afinal, todas as partes responsáveis poderão acessar o sistema apenas por meio de internet. Basta ter o login e a senha para poder coletar, atualizar e/ou armazenar suas informações.

Certamente, é uma ótima alternativa com foco nas otimizações em TI. Especialmente, por ser uma plataforma que impede a empresa de estar vulnerável a falhas no sistema e ataques. Além disso, de se adequar as métricas internas e aumentar recursos conforme as demandas em períodos sazonais, ou diminuí-los quando necessário.

As vantagens da computação em nuvem na redução de custos

Primeiramente, é necessário lembrar que a computação em nuvem dialoga muito com a questão da padronização de processos, fator que falamos anteriormente. Afinal, ela promove um padrão de qualidade na sua prestação de serviços. Ou seja, uma vantagem que melhora as condições de trabalho dos seus colaboradores.

E, consequentemente, permite melhorias nas entregas ao consumidor da sua marca. Além disso, a cloud computing foca no armazenamento remoto. Dessa forma, é possível reduzir custos de infraestrutura e operacionais na área de TI, principalmente, quando se trata das manutenções.

Isso porque é o próprio provedor que fornece as atualizações para manter um fluxo de trabalho constante. Assim, você não precisará se preocupar com custos de licenças de hardware e terá um menor índice de erros no andamento de atividades repetitivas.

Como você pôde ver, a computação em nuvem é uma grande parceira quando o objetivo é promover a redução de custos. Entretanto, antes de focar nesse investimento, prepare adequadamente a sua equipe, defina o Acordo de Nível de Serviço (SLA) e busque sempre um fornecedor de soluções tecnológicas que entenda as necessidades do seu negócio.

Gostou desse conteúdo e quer acompanhar publicações sobre como melhor a gestão do seu negócio? Então assine a nossa newsletter gratuita e receba nossos artigos diretamente em e-mail.

Autor: Anderson Souza