BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

POR QUE MIGRAR O SEU ARMAZENAMENTO DE DADOS PARA SOLUÇÕES EM NUVEM


Data: 27 de abril de 2023

O armazenamento de dados na nuvem sempre foi melhor para uma software house ser mais competitiva. Além disso, esse modelo avançou, tornando o processo de migração mais viável do ponto de vista financeiro.

Mesmo as aplicações mais críticas do seu negócio podem ir para a nuvem. Ficou interessado e quer saber mais?

Ao longo do texto, vamos explicar melhor o grande diferencial do armazenamento em nuvem, as desvantagens de armazenar dados localmente e por que você deve migrar para a nuvem. Boa leitura!

Qual o diferencial do armazenamento de dados na nuvem?

Imagine o seguinte: sua empresa esgotou a capacidade de armazenamento e processamento. Logo, é preciso fazer a cotação para a compra de novos computadores e servidores.

Além do custo proibitivo, existe também o problema do tempo que a empresa vai perder nessa cotação e implantação dos equipamentos, além do espaço físico necessário.

Usando a nuvem, esse processo é simplificado, bastando solicitar ao provedor a expansão dos recursos de armazenamento ou processamento.

Assim, evita-se a perda de tempo da negociação com um ou vários fornecedores de computadores e servidores. Na prática, é possível hospedar na nuvem não só sistemas, mas também toda a infraestrutura de TI da empresa.

Quais as desvantagens do armazenamento de dados em servidores internos?

A primeira desvantagem que posso citar é a vulnerabilidade dos servidores internos em relação ao risco de desastres naturais.

Não obstante, eles também são suscetíveis a quedas repentinas de energia, fazendo os equipamentos apresentarem mau funcionamento e até queimarem!

A segurança dos servidores internos também é um ponto crítico. A empresa nem sempre tem as tecnologias e as pessoas certas para lidar com isso, ainda que sejam da TI.

Os profissionais do setor, muitas vezes, precisam se desdobrar em inúmeras outras rotinas.

Dessa forma, sem um acompanhamento efetivo da atividade da rede, invasores podem se apropriar dos sistemas internos, corrompendo ou roubando dados importantes do negócio.

Por que migrar para a nuvem?

Se você quer escalar, migrar dados para a nuvem é a melhor alternativa. A escalabilidade, vale lembrar, é consequência direta da integração de dados e sistemas.

Se as aplicações funcionam localmente, é possível que se tornem obsoletas um dia, e assim, fiquem mais vulneráveis a um ataque cibernético, por exemplo.

Outro ponto a favor da migração para a nuvem tem a ver com o Big Data. Quanto mais dados a empresa consegue armazenar e processar, maior o seu potencial em obter informação útil e conhecimento de mercado.

Falando de outro modo, é alinhar-se com a máxima de que os dados são o novo petróleo! Sem eles, fica muito difícil atender, de fato, às necessidades das pessoas.

Nesse sentido, podemos citar algumas das principais vantagens da migração, tais como:

  • flexibilidade do trabalho remoto;
  • redução de custos;
  • segurança;
  • melhor desempenho.

Então, se você quer ser mais competitivo na sua software house, considere o armazenamento de dados na nuvem. Para isso, conte com a Statum, uma empresa séria, que preza pela melhor experiência possível dos seus clientes.

Ajudamos negócios a acelerar sua transformação digital, prezando também por economia, segurança e desempenho!

Entre em contato para mais informações!

Autor: Anderson Souza