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Captação de investimento: saiba como preparar sua empresa para receber recursos


Data: 5 de maio de 2023

Muitas vezes, a empresa necessita de uma captação de investimento para poder se desenvolver e ser mais competitiva. Além disso, é importante já ter uma certa maturidade, por ser um elemento de atratividade e confiança para maiores aportes de investidores. 

Contudo, essa captação precisa ser muito planejada, principalmente considerando o fator tempo. Em outras palavras, mesmo que a empresa precise de capital, pode ser necessário esperar mais um pouco. Ou, dependendo da situação, é preferível recorrer a outras alternativas. 

Continue a leitura até o final e entenda melhor a importância de captar investimentos e como preparar sua empresa, conferindo as dicas que darei aqui!

Qual a importância da captação de investimento?

Receber aportes ajuda sua software house a mehorar a qualidade não só do produto. É útil também para corrigir falhas operacionais e implementar novas ferramentas.

Assim, os times se tornam mais produtivos, aumentando a percepção de valor da software house. Preparar-se para se apresentar perante investidores é crucial, pois isso aumenta as chances de receber aportes!

Como preparar a empresa para esse momento?

Basicamente, captar recursos é fazer uma propaganda positiva da empresa. No entanto, não vale a pena “maquiar” dados ou esconder alguma deficiência do negócio. 

O que eu quero dizer é o seguinte: mostrar as forças e fraquezas é um caminho muito mais efetivo não apenas para obter capital, como também conhecimento e os investidores certos. A seguir, veja algumas boas práticas para preparar a sua empresa para captar investimentos.

Preparar um pitch

O pitch é uma apresentação a potenciais investidores. Complementando o que falei há pouco, é preciso ser claro ao comunicar o que a empresa entrega e pretende entregar no futuro. Fraquezas e possíveis deficiências também precisam ser apresentadas de modo realista e sem maquiar.

Na prática, o que você pode fazer, por exemplo, é apresentar cenários e situações que o seu negócio pode enfrentar lá na frente. Também é importante apresentar dados financeiros e o nível de endividamento do empreendimento — afinal, o investidor quer saber onde está pisando, concorda?

Vale ainda destacar o uso do storytelling no seu pitch. Esse é um termo que se refere ao uso de histórias para transmitir uma mensagem. Trata-se de uma estratégia que pode fazer a diferença na hora da sua empresa conseguir aportes!

Se atentar aos detalhes do contrato

Estabelecer vínculo entre empresa e investidor é algo que requer acompanhamento jurídico, sabia? Isso porque, mesmo captando recursos abundantes, você arrisca, por exemplo, a acabar cedendo o poder de decisão a um ou mais investidores.

Para evitar isso, recomendo bastante você contar tanto com uma assessoria jurídica quanto contábil. Desse modo, você terá mais conhecimento sobre o potencial que o seu negócio tem de rentabilizar e lidar com cenários adversos. 

Conhecer o perfil dos investidores

Tenha em mente também o seguinte: os investidores não são iguais. Para você ter ideia, existem pessoas que entram em um negócio apenas com o dinheiro. Já outros podem transmitir seus conhecimentos e fazer a empresa crescer, bem como expandir sua rede de contatos. 

Como visto, sua software house precisa da captação de investimento para se desenvolver e ser mais competitiva. Portanto, seguir as recomendações que citei vão ajudar muito, desde a preparação do pitch até o auxilio juridico em relação aos contratos!

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Autor: Anderson Souza