BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

Metaverso e Realidade aumentada: entenda a relação entre eles!


Data: 18 de dezembro de 2023

Metaverso e realidade aumentada (RA) são muito mais do que frases de efeito ou tendências passageiras para o mundo digital. Muitas empresas e especialistas já consideram essas tecnologias o futuro da internet. 

Segundo a plataforma de coleta de dados Statista, o mercado global de realidade aumentada e realidade virtual (RV) atingirá 296,9 bilhões de dólares em 2024. Já o mercado global do metaverso deve passar de 65,5 bilhões de dólares, como foi avaliado em 2022, para 936,6 bilhões em 2030.

Mas, afinal, você sabe como essas tecnologias estão relacionadas? Continue a leitura para entender como o metaverso e a realidade aumentada estão impulsionando uma nova era digital!

O que é metaverso?

O metaverso é um universo virtual que permite às pessoas interagirem entre si por meio de avatares personalizados. O termo ganhou popularidade em 2021, quando o Facebook mudou seu nome para “Meta” em simbolização à nova fase da empresa, que passou a focar em construir um metaverso.

Os avatares desse universo digital possibilitam que os usuários socializem, trabalhem juntos, explorem cenários imaginativos e até mesmo realizem atividades econômicas dentro do metaverso.

O que é realidade aumentada?

Enquanto o metaverso representa um universo virtual onde os usuários interagem por meio de avatares em um ambiente totalmente digital, a realidade aumentada (RA) se refere à sobreposição de elementos virtuais ao mundo real. Em geral, eles visualizados por meio de dispositivos como smartphones ou óculos inteligentes.

A realidade aumentada é construída para ampliar a realidade. Em outras palavras, ela permite que as pessoas experimentem o mundo real em uma versão aprimorada. A RA já está sendo usada para desenvolver projetos, protótipos e simular a compra de produtos. Ela pode ser acessada por meio de óculos inteligentes ou pela tela de um smartphone.

Um dos primeiros grandes exemplos de RA surgiu em 2013, quando a Google lançou o Google Glass, os primeiros óculos inteligentes do mundo. No entanto, apesar do hype inicial, o produto não alcançou todo o seu potencial no mercado.

Três anos depois, em 2016, a realidade aumentada encontrou popularidade global graças ao jogo Pokémon Go. O game permitiu que os usuários interagissem com personagens virtuais sobrepostos ao mundo real por meio dos smartphones.

Qual a relação entre metaverso e realidade aumentada?

 A realidade aumentada pode requerer um dispositivo para detectar objetos no ambiente usando a visão computacional. Uma vez detectado o objeto, o dispositivo se conecta a um sistema na nuvem para baixar os dados e, por meio de softwares específicos, é possível criar um “gêmeo digital” desse objeto físico, ou seja, uma versão virtual dele.

Por isso, é possível dizer que o desenvolvimento contínuo do metaverso depende inteiramente da evolução e do aprimoramento da realidade aumentada, assim como também depende dos elementos da Realidade Virtual (RV).

Essas duas tecnologias, RA e RV, trabalham em simbiose para criar a chamada Realidade Estendida (ou XR, do inglês Extended Reality), que combina o melhor dos dois mundos e amplia ainda mais as possibilidades do metaverso.

Agora, sabemos qual é a relação entre metaverso e realidade aumentada. Em suma, o espaço do metaverso combina vários aspectos de RA e RV para envolver seus usuários em uma realidade alternativa, próxima do mundo real.

Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Gostaria de compartilhar sua experiência com metaverso e realidade aumentada? Deixe seu comentário!

Autor: Anderson Souza