BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

3 motivos para ainda se preocupar com ransomware


Data: 12 de dezembro de 2023

O ransomware é um tipo de ataque cibernético que pode causar perda de dados, de dinheiro e de reputação. De fato, uma empresa leva anos para se consolidar no mercado. Porém, isso pode ir por água abaixo em pouco tempo quando não se tem os devidos cuidados em relação a sistemas, dispositivos e à rede do empreendimento.

Diante disso, sua empresa ainda deve se preocupar com essa ameaça cibernética. Mas afinal, como identificá-la? Qual a diferença entre ransomware e malware? Ao longo do texto, vou te ajudar a sanar todas essas dúvidas. Acompanhe!

Qual a diferença entre ransomware e malware?

Tecnicamente, o ransomware é um tipo de malware. Este é um software construído para causar danos em computadores e dispositivos móveis, incluindo ações como:

  • exploração de vulnerabilidades;
  • acesso não autorizado;
  • roubo de informações confidenciais;
  • controle de computadores e espionagem de usuários.

Já o ransomware é caracterizado por criptografar dados e bloquear funções de um sistema operacional. Quando um ataque cibernético desse tipo ocorre, os criminosos podem exigir um pagamento pelo resgate dos dados, algo que aconteceu com várias empresas do Brasil.

Por que se preocupar?

A segurança dos dados deve estar na lista de prioridade de toda empresa. Do contrário, ela correrá sérios riscos de sofrer um ataque externo ou interno, com possibilidade de colocar em xeque a credibilidade do negócio, a depender da extensão do dano. A seguir, veja três motivos para você se preocupar!

1. Perda financeira

Se você ceder à chantagem e pagar para ter os dados de volta, pode sofrer perdas financeiras consideráveis. Contudo, o ideal é entrar em contato com a polícia, para esta tomar as providências devidas. Se o ataque for considerado uma infração da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), seu negócio estará sujeito a multas em cima do faturamento.

2. Perda de reputação

Dificilmente um cliente vai querer fechar negócio com uma empresa que foi atacada por ransomware ou outro agente. A desconfiança é quase inevitável nesse caso, e isso também pode afetar a receita do negócio, com perdas financeiras capazes de comprometer até mesmo a existência da companhia.

3. Perda de dados

Mesmo quando se recupera os dados, é possível que eles já tenham sido repassados a terceiros. Informações financeiras e sensíveis são as que costumam gerar mais transtornos para as empresas quando vazadas. Lembrando que registros sensíveis, segundo a LGPD, são aqueles relacionados a aspectos como raça, credo e orientação sexual dos usuários.

Como identificar o ransomware?

O ransomware pode ser encontrado em e-mails que contêm links maliciosos, ou sites comprometidos, por exemplo. Muitas vezes, os criminosos colocam na tela uma mensagem de resgate ou enviam para a vítima um arquivo de texto em alguma pasta, indicando que os arquivos foram criptografados. Outros sinais característicos de um ransomware são:

  • extensões de arquivos alteradas;
  • lentidão ou comportamento anormal do sistema;
  • acesso negado a arquivos.

Com certeza você não quer sofrer um ataque de ransomware, não é mesmo? Por isso, contar com um parceiro de tecnologia como a Statum é de suma importância nesse sentido. A empresa simplifica a gestão tecnológica com foco na segurança da informação, ajudando você a se preocupar apenas com a atividade-fim do seu negócio.

Quer saber mais sobre as soluções da Statum? Entre em contato agora mesmo!

Autor: Anderson Souza