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5 indicadores de TI para um time de sucesso e alta performance


Data: 11 de outubro de 2023

Para gerenciar e garantir o sucesso do setor de Tecnologia da Informação, é preciso visibilidade e monitoramento. E uma forma de obter a visão adequada e ajustada é por meio de indicadores de TI. Afinal, eles lançam luz sobre pontos difíceis de enxergar e ajudam na tomada de decisão.

A partir disso, a empresa entende se o desempenho está satisfatório ou se é preciso melhorar em alguma coisa. Nesse sentido, pode desenvolver ações específicas para lidar com os desafios. Ou, se o resultado estiver bom, basta trabalhar para manter ou replicar.

Saiba mais sobre a importância dos indicadores de TI e quais são interessantes para aplicar no setor de tecnologia.

Importância dos indicadores de TI

Os indicadores de TI permitem ver com clareza a performance da empresa nos mais diversos processos. Ajudam a avaliar se o time está indo bem ou se precisa de ajustes, de uma forma muito fácil de controlar.

Ao definir os indicadores, a empresa já deve pensar nos objetivos e no que realmente deseja para o futuro. Então, pode apenas se certificar de que tudo está na direção certa para evitar desvios e percalços.

Isso porque tais ferramentas ajudam a apontar problemas no caminho e são o primeiro fator na hora de tentar identificar uma solução provável. Além disso, tendem a ser fáceis de gerenciar, pois oferecem números, porcentagem e até gráficos. Assim, a gestão perde menos tempo tentando detectar o que deve ajustar ou mudar.

Indicadores importantes e como aplicar

Vamos agora conhecer alguns dos principais indicadores de TI que sua empresa deve acompanhar com cuidado e atenção. Vale lembrar que, para uma aplicação bem-sucedida, é fundamental contar com sistemas auxiliares que ajudem a visualizar esses índices e as mudanças que eles apresentarem ao longo do tempo. Confira!

1. Taxa de bugs críticos

Essa taxa dá à empresa uma visão dos bugs mais importantes e difíceis de solucionar. Indica a porcentagem de eles ocorrerem no dia a dia, o que pode revelar a necessidade de um cuidado mais estrito. Se há muitos bugs, é preciso trabalhar com foco maior em qualidade e em testes para ganhar consistência.

2. Taxa de tickets reabertos

Esse indicador se refere às chamadas de suporte. Se o suporte de TI tem uma alta taxa de tickets que não são solucionados, é necessário reavaliar a efetividade desse atendimento. A empresa deve focar mais a eficácia, no sentido de encarar os problemas em vez de ignorá-los.

3. Tempo médio de espera

Outro fator importante de avaliar é o tempo de espera médio. Tal taxa indica o quanto um usuário deve esperar para obter resposta do setor de TI. Caso o tempo seja alto demais, a empresa pode investir em soluções de automação e organização dos dados para agilizar o atendimento.

4. Custo do suporte por usuário

Também vale a pena avaliar o custo por suporte de cada usuário, pensando no esforço e no gasto empreendido para solucionar cada problema.

5. Resolução de problema na primeira chamada

Outro indicador relevante aponta a facilidade de resolver um problema já na primeira chamada. Isto é, determina o quão rápido é solucionado o problema no suporte de TI.

Como vimos, os indicadores de TI permitem levantar informações acerca do desempenho e da efetividade das operações. Assim, podem suportar decisões e embasar argumentos, de modo a assegurar melhorias consideráveis e importantes.

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Autor: Anderson Souza