BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

Segurança da informação: a importância de investir em sistemas homologados


Data: 11 de maio de 2023

Hoje em dia, informação é um dos recursos de maior valor no mercado. Várias empresas possuem dados sensíveis sobre seus clientes, colaboradores e parceiros, os quais devem ser protegidos contra vazamentos e manipulação. Quando maior for o seu negócio, maior é a necessidade de investir na segurança da informação.

Apesar disso, ainda há muitas empresas que não cumprem essa responsabilidade corretamente, se expondo a riscos desnecessários. Um bom exemplo disso é não investir em sistemas homologados para suas atividades diárias.

Acompanhe e entenda melhor como promover a segurança da informação em seu negócio. Neste artigo, vamos abordar o conceito de homologação de sistemas e as melhores práticas de segurança. Confira!

O que é a homologação de sistemas?

Um sistema homologado é aquele que já passou por um processo de avaliação de qualidade. Se for aprovado, significa que ele pode atender às demandas da empresa. No caso dos softwares de segurança, sua homologação depende de uma bateria de testes para definir se ele consegue suprir a necessidade de segurança da empresa, impedindo vazamento de dados e melhorando o controle sobre o fluxo da informação.

Qual é a importância da segurança da informação no negócio?

Hoje em dia, as empresas tendem a acumular mais e mais dados sobre seu público, seus colaboradores e seus clientes. Informações como endereços, dados bancários, contatos, entre outras coisas que podem ser usadas para cometer fraudes.

Diante disso, é fundamental investir na segurança da informação. Isso inclui tanto softwares quanto métodos de controle para garantir a autenticidade, confidencialidade e integridade de todos os dados utilizados no dia a dia.

Quais são as melhores práticas de segurança da informação na empresa?

Há muitas formas de investir na melhor proteção de informações em seu negócio. Veja aqui algumas das ações mais comuns.

Análise de vulnerabilidades

O primeiro passo para garantir a segurança da informação é reconhecer quais são suas principais vulnerabilidades. Em que pontos dos seus processos há maior probabilidade de vazamento ou manipulação desses dados? Com esse conhecimento em mente, você pode elaborar medidas mais eficazes para evitar esses erros.

Ferramentas atualizadas

Uma das principais causas de vulnerabilidades em um sistema é a desatualização dos softwares de gestão e de segurança. Se uma ferramenta não recebe suporte ou atualizações regulares, seus pontos fracos se tornam mais conhecidos pelos criminosos. Da mesma forma, elas podem não ser compatíveis com outros recursos mais recentes.

Controle de acesso

Outra forma de melhorar a segurança da informação é controlar quem tem acesso a quais informações. Isso significa haver menos portas de entrada para dados sensíveis. Se um colaborador não precisa de algum dado específico para suas tarefas, então é melhor restringir o seu acesso.

Backups regulares

Mesmo com boas práticas de segurança, ainda há uma boa chance de que esses dados sejam violados, seja por ação criminosa ou por erro humano. Em ambos os casos, uma solução é utilizar backups para verificar a integridade de arquivos. Dessa forma, se ocorre algum erro ou perda de informação, você pode reverter esses dados para um estado anterior.

Com essas orientações, você também pode melhorar a segurança da informação em seu negócio. Mesmo pequenas medidas já podem fazer uma grande diferença na efetividade da sua proteção.

E se você quer ajuda profissional para a proteção de dados em seu negócio, entre em contato com a Statum e conheça nossos serviços.

Autor: Anderson Souza