BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

Como usar diferentes métodos ágeis em times de TI


Data: 29 de maio de 2023

Os métodos ágeis surgiram da necessidade de lidar com projetos de alta complexidade e baixa previsibilidade. A abordagem tradicional (conhecida por cascata) resolve cenários em que a equipe já tem conhecimento e experiência. Todavia, mostrou-se ineficiente para alguns projetos, principalmente pelo pouco contato com os clientes.

Em outras palavras, é importante o cliente receber entregas ao longo de um projeto, coisa que os métodos tradicionais não fazem. Com os métodos ágeis, fica mais fácil obter junto ao cliente as suas impressões em todas as etapas. Asim, é possível agregar mais valor e entregar, de fato, o que ele precisa.

A seguir, entenda melhor a importância dos métodos ágeis, conheça quais são os principais e como aplicá-los. Confira!

Qual a importância dos métodos ágeis?

Usar métodos ágeis é uma excelente forma de gerenciar projetos, sabia? A equipe pode desenvolver um elevado senso de autonomia e autogestão, contribuindo na maior flexibilidade hierárquica.

Em muitas situações, isso é benéfico, tanto na construção de um bom clima organizacional como também na melhor qualidade das entregas.

Quais os principais métodos ágeis?

Para implementar os métodos ágeis, é preciso saber a abordagem específica que melhor se encaixa ao negócio. Dito isso, confira, a seguir, 4 dos principais métodos ágeis!

Scrum

O Scrum é uma metodologia que nasceu no ramo do desenvolvimento de softwares. É composto por três elementos: o Product Owner, o Scrum Master e o Dev Team.

O primeiro é o responsável por levantar os requisitos de projeto junto ao cliente. O segundo se refere a quem gerencia as tarefas e o terceiro é a equipe que vai desenvolver o produto requerido pelo cliente.

Kanban

O Kanban é um método ágil que auxilia equipes a acompanhar o andamento de tarefas. Na prática, faz-se um quadro (físico ou virtual) com pelo menos três colunas, relacionadas aos seguintes aspectos:

  • atividades a fazer
  • atividades em andamento;
  • atividades concluídas.

Lean

A palavra inglesa lean significa “enxuto”. Logo, é uma metodologia que preza pela redução de desperdícios e processos redundantes, sendo uma abordagem bastante usada no segmento industrial.

XP

O XP (Extremming Programming) é bastante usado no desenvolvimento de software, assim como o Scrum. Para aplicá-lo, é preciso colocar em prática os seguintes valores:

  • comunicação;
  • simplicidade;
  • feedback;
  • coragem;
  • respeito.

Como aplicar esses métodos ágeis?

Os métodos ágeis são bem-sucedidos quando a empresa tem clareza em seus objetivos. Isso se obtém mediante o conhecimento das necessidades e deficiências do negócio, sendo que cada uma delas precisa ser mapeada.

Em seguida, é importante fazer a implementação gradual. Afinal, se houver necessidade de ajustes e melhorias, isso será feito em pequena escala, antes de ser usado em todos os departamentos da empresa.

Treinar a equipe e acompanhá-la de perto também é de suma importância. Tenha em mente o seguinte: você nunca vai conseguir saber se os métodos ágeis estão dando resultado sem indicadores de desempenho do time.

Definir esses indicadores no planejamento e monitorá-los é o que vai definir como os colaboradores estão lidando com essa nova filosofia na empresa.

Os métodos ágeis se diferem dos tradicionais por lidar melhor com a pouca previsibilidade de um projeto. Você viu no texto como aplicá-los na sua empresa, e espero essas recomendações possam ajudá-lo, de fato, a alcançar melhores resultados.

Gostou dessas informações e quer saber mais sobre temas relacionados? Assine a nossa newsletter gratuita e receba no seu e-mail as novidades da Statum!

Autor: Anderson Souza