BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

Como entrar no metaverso e fazer negócios no universo virtual?


Data: 9 de junho de 2023

Você sabe como entrar no metaverso? Atualmente, as empresas começaram a apostar nessa solução tecnológica na intenção de melhorar consideravelmente a experiência da clientela. Segundo dados da Pesquisa Game Brasil (PGB), três em cada quatro pessoas no Brasil jogam algum tipo de game, e quase 50% do público prefere smartphones na realização de tal atividade.

A internet possibilitou maiores chances de as marcas atingirem mais consumidores de diferentes localidades. Aliado a isso, temos a realidade da gamificação no ambiente corporativo em busca de facilitar processos e promover a aprendizagem contínua.

Ou seja, estamos em um cenário que completamente se adequa a esse investimento. Entretanto, de que maneira é possível fazer negócios no universo virtual? Veja essa e outras informações relevantes nos tópicos a seguir. Boa leitura!

O que é e como funciona o metaverso?

De maneira geral, é uma grande oportunidade que os profissionais enxergam para transformar em realidade o que conhecemos na ficção científica. Sob essa ótica, o metaverso usa a junção de realidade virtual, aumentada e a própria internet na intenção de oferecer serviços que contemplam as necessidades dos clientes.

Em outras palavras, trata-se de usar três dimensões para trabalhar, se divertir e até mesmo fazer compras com o uso de uma moeda específica da plataforma (token). Com foco na melhoria do consumidor com a marca, foi cada vez mais necessário que eles tivessem acesso às vastas possibilidades de imersão.

Para isso, é preciso o uso de óculos de realidade virtual, boa conexão, fones de ouvido de qualidade e construção de um holograma a partir do cadastro na empresa que oferece tal serviço. 

Quais empresas que já atuam no metaverso?

Certamente, você já deve estar curioso em saber como entrar no metaverso. Atualmente, empresas de diferentes segmentos apostam nessa tendência que se consolida cada vez mais. A Globo, por exemplo, iniciou este ano uma estratégia de NFTs (tokens não fungíveis) na comercialização de artes digitais dos mascarados do programa The Masked Singer Brasil 

Já a Record TV investiu em um ambiente de imersão com foco no reality show A Fazenda, o primeiro desse segmento a ingressar em tal ferramenta de realidade virtual. Entretanto, um dos maiores exemplos é a própria empresa Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp.

Segundo o Mark Zuckerberg, esse será o nosso futuro e é por isso que ele aposta constantemente nessa tecnologia. Aliado a tal cenário, temos a Microsoft, que lançou o Mesh for Teams, uma proposta de tornar mais interativas as reuniões de trabalho. 

Como entrar no metaverso e iniciar negócios por lá?

Além da Meta, outras marcas já operam no metaverso. Dentro delas, é possível criar um universo nessas plataformas que simula sua loja física. Dessa forma, você poderá disponibilizar seus produtos, infoprodutos e serviços. Assim, a empresa cria um ambiente personalizado com foco na sua identidade visual, com práticas que se assemelham ao marketing sensorial.

Além disso, a compra desses itens permite que o usuário acesse diferentes ambientes virtuais. Ou seja, as marcas ficarão cada vez mais presentes na vida do consumidor. Seja no mundo real, seja no virtual, a relação entre as partes precisa ser duradoura, e nada como a oferta de experiências imersivas para fortalecer a confiança pela sua imagem.

Neste conteúdo, você aprendeu o que é e como entrar no metaverso. Diante disso, converse com seu time para criar um planejamento estratégico que busque entender a plataforma e iniciar negócios por lá.

Ficou interessado e quer saber mais? Então se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdos inéditos que proporcionam a melhoria dos seus serviços por meio da tecnologia. 

Autor: Anderson Souza