BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

Perda de dados: quais são as principais causas e as melhores soluções para evitar


Data: 5 de julho de 2023

A perda de dados é um tema que sempre vem à tona e são inúmeros os fatores que geram preocupação com a segurança da informação nas empresas, como a importância da proteção de arquivos, o valor de cada informação atualmente, a frequência elevada de ataques cibernéticos, entre outros.

Tudo isso deve ser considerado para melhorar e proteger a gestão informativa da instituição. Afinal, quando dados valiosos são perdidos ou violados, as consequências éticas e financeiras passam a ser inevitáveis.

Pensando nisso, reuni as melhores dicas de soluções para perda de dados para você conseguir proteger as informações da sua empresa com mais eficiência. Confira!

As maiores causas de perda de dados

Existem situações recorrentes que levam à perda de dados. A seguir, conheça as principais:

Sistemas desatualizados

Programas que não são atualizados com frequência podem sofrer com a corrupção ou violação de informações. Isso acontece devido ao sequestro de dados (ataque ransomware), que impede o acesso dos usuários aos arquivos da empresa ou à rede.

Ausência de política para segurança da informação

Sem uma política de boas práticas fica difícil de a equipe conhecer e implementar boas ações para proteger os dados corporativos;

Negligência de backup

Alguns gestores não reforçam a importância de realizar backups periódicos nas máquinas. Esse é um aspecto muito importante para evitar o aumento na probabilidade de perdas irreparáveis.

Falhas humanas

A manipulação humana é sujeita a erros. Isso pode acontecer por diversos motivos, como:

  • desatenção ao excluir arquivos;
  • gravação de arquivos em cima de outros;
  • exposição de dados confidenciais de forma acidental ou intencional;
  • formatação de unidades de armazenamento etc.

As melhores práticas para evitar a perda de dados

Após conhecer as maiores causas, vamos às recomendações para impedir a perda de dados na sua empresa.

Utilize senhas de difícil dedução

É importante que as senhas de acesso sejam complexas, evitando datas, nomes e caracteres repetitivos ou sequenciais. Tudo isso facilita a vida dos hackers que desejam invadir sistemas e sequestrar informações.

Por isso, troque as senhas periodicamente, alterne entre letras maiúsculas e minúsculas, use símbolos e números para potencializar a segurança dos seus dados e sistemas.

Mantenha softwares e aplicações atualizados

As atualizações de dispositivos e programas que surgem não são aleatórias. Elas existem para tornar esses recursos mais seguros, sempre de acordo com as ferramentas mais competentes para a segurança digital.

Assim como os aparatos tecnológicos, os ataques cibernéticos evoluem constantemente, e as atualizações lançadas pelas marcas fornecedoras mantêm a rede, os dados e os dispositivos ainda mais protegidos.

Invista em firewall e antivírus

Firewall e antivírus são essenciais para sistemas e equipamentos de empresas que pretendem otimizar a segurança digital e proteger seus dados. O segredo está em escolher as ferramentas mais adequadas às necessidades do seu negócio. Assim, esses recursos farão o bloqueio das principais ameaças, protegendo o seu negócio contra invasões e vírus virtuais.

Implemente uma solução de armazenamento e gestão na nuvem

A tecnologia na nuvem pode melhorar a segurança dos dados corporativos de várias maneiras. Tal recurso funciona de forma ininterrupta e automática. Além disso, os servidores atuam com protocolos rígidos que são implementados nas diversas ferramentas e sistemas integrados na estrutura da empresa.

Existem, por exemplo, mecanismos de criptografia usados para validar usuários, restringido acessos a determinados ambientes, de acordo com as demandas confidenciais da empresa. Sem falar na possibilidade de automatizar backups para evitar esquecimentos e deixar as informações sempre atualizadas.

E então, o que achou das dicas para evitar a perda de dados corporativos? O segredo está em montar uma estratégia tecnológica e técnica que seja capaz de barrar as vulnerabilidades da companhia. Assim, seus arquivos e sistemas estarão sempre protegidos.

Se achou essas informações relevantes, compartilhe este conteúdo nas suas redes para que mais pessoas saibam como evitar a perda de dados na empresa.

Autor: Anderson Souza