BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

5 vantagens do sistema em nuvem para uma software house


Data: 19 de julho de 2023

Por mais que uma software house seja um empreendimento rentável, existem desafios importantes a serem contornados. Dito isso, um sistema em nuvem pode ser de grande ajuda, ajudando o negócio a automatizar rotinas e focar no que gera valor. Um dos principais desafios é a alta competitividade.

Empresas grandes adquirem outras de menor porte e, com isso, ficam com uma fatia maior de mercado. Outro desafio relevante é sobre os clientes das empresas que contratam a software house. Em muitos casos, falta o entendimento profundo sobre as reais necessidades das pessoas que serão atendidas pela solução desenvolvida.

Continue a leitura até o final e conheça as 5 principais vantagens que a software house pode obter ao adotar um sistema em nuvem!

1. Segurança de dados

Contratar um sistema na nuvem é contar com profissionais especializados em segurança. O SaaS, ou software por assinatura, é uma solução que não demanda a preocupação com manutenções e licenças, por exemplo.

Mediante um pagamento mensal, todos esses pontos ficam do lado do provedor. Assim, sua equipe de TI passa a lidar com demandas mais ligadas ao core business do negócio, ajudando-o a gerar mais valor aos clientes.

2. Redução de custos

Um dos custos que um sistema na nuvem ajuda a reduzir é o das licenças de software.

Se a empresa quiser ir além, pode migrar o seu parque tecnológico e, assim, economizar não somente com despesas da infraestrutura física de TI, mas também com espaço. Isso porque, em vez de ter os arquivos em um servidor local, eles estarão na nuvem, inclusive com mais segurança.

3. Mobilidade

A mobilidade permite a um colaborador abrir e editar projetos de onde estiver. Um sistema na nuvem propicia isso, reduzindo a necessidade de trabalhar em um escritório, podendo, inclusive, enxugar mais alguns custos.

4. Escalabilidade

A nuvem propicia o aumento rápido dos recursos de armazenamento e processamento de que a empresa precisa. Isso significa não haver necessidade de fazer a cotação de um novo servidor local, por exemplo.

Imagine um sistema do seu cliente que recebe muitos acessos simultâneos. Se a sua capacidade estiver limitada naquele momento, a tendência é ocorrer uma instabilidade e até mesmo cair.

À medida que o sistema na nuvem escala, a software house consegue atender mais clientes, aumentando o faturamento e, até mesmo, atraindo potenciais investidores!

5. Disponibilidade

A disponibilidade consiste no fato de que o sistema na nuvem dificilmente vai cair. A razão é que, caso um servidor remoto apresente mau funcionamento, haverá outro para substituí-lo.

Em muitos casos, a instabilidade do sistema chega a ser imperceptível. Desse modo, os usuários podem contar com uma aplicação segura e confiável, que não vai sair do ar quando houver sobrecarga de acessos.

Como visto, o sistema em nuvem propicia várias vantagens importantes ao negócio. Portanto, vale muito a pena o investimento, visto que ele ajudará, entre outras coisas, a promover mobilidade e disponibilidade quase total das aplicações!

A Statum pode ser sua parceira nesse processo, fazendo sua software house se desenvolver e ser mais competitiva!

Para saber mais sobre a Statum, entre em contato conosco!

Autor: Anderson Souza