BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

Blockchain: entenda mais desse conceito e dúvidas sobre!


Data: 26 de julho de 2023

O blockchain é uma tendência que está se consolidando cada vez mais. Antigamente, o termo era muito ligado ao bitcoin e às criptomoedas em geral. Com o passar do tempo, suas aplicações foram só aumentando, adentrando em diversas áreas.

Neste artigo, decidi trazer o básico sobre o blockchain para você. A ideia é explicar o funcionamento dessa tecnologia, seus principais elementos, exemplos de uso e benefícios. Tem interesse no tema? Então, continue comigo nesta leitura até o final!

O que é blockchain?

O blockchain pode ser entendido como um livro digital de transações com alta confiabilidade. Na prática, essas transações podem ser de diversos tipos, até mesmo envolvendo bens tanto tangíveis quanto intangíveis, como patentes e direitos autorais.

O bom do blockchain é que o registro, uma vez realizado, não pode mais ser alterado. Inclusive, para um terceiro mal-intencionado acessar a rede, ele precisa de uma capacidade computacional extremamente alta, o que coíbe ações maliciosas.

Quais os principais elementos do blockchain?

Um dos elementos mais importantes do blockchain é o registro distribuído. Consiste em uma tecnologia que torna públicas as transações, mas somente aos participantes legítimos e interessados na rede.

Além disso, existem os registros imutáveis, uma forma de evitar que algum dado seja corrompido. Ainda que a transação tenha um erro, é permitido, em vez de alterá-la, criar uma nova inserção, pois isso anula o efeito do registro passado.

Também vale citar como elemento do blockchain os contratos inteligentes ou smart contracts. Basicamente, são regras que contribuem para dar mais celeridade à inserção de um registro da cadeia de blocos.

Quais os seus principais exemplos e aplicações?

Um dos exemplos mais conhecidos de uso do blockchain são as criptomoedas. Nesse caso, pessoas podem transacionar valores entre si sem a necessidade de um banco, o que torna o processo livre de impostos e taxas, por exemplo. Outras aplicações incluem:

  • fornecimento e logística — rastreamento de produtos em toda a cadeia de suprimentos, desde o produtor até o consumidor final;
  • registro de propriedade e ativos — pode-se criar registros imutáveis de ativos físicos ou digitais, o que ajuda a reduzir muito o risco de fraude;
  • saúde — o blockchain permite o registro confiável sobre as informações de pacientes, ajudando a reduzir os erros médicos, por exemplo.

Quais os benefícios dessa tecnologia?

O grande desafio das empresas públicas e privadas é a segurança de dados. Nesse sentido, o primeiro benefício do blockchain que destaco é a alta confiabilidade das transações na rede, tornando praticamente impossível a sua invasão.

Ainda falando de segurança, os dados são compartilhados apenas com pessoas autorizadas. Além do mais, não se perde mais tempo com as chamadas reconciliações de registro. Vale destacar que a existência dos contratos inteligentes têm um papel fundamental nesse aspecto, visto que suas regras permitem a execução automática das transações.

O blockchain é o futuro, e sua empresa precisa estar preparada! Como te mostrei, essa é uma rede distribuída usada em muitas aplicações. Ela promove confiabilidade, segurança de dados e eficiência na hora de efetivar transações dos mais diversos tipos.

Ficou com alguma dúvida sobre blockchain e suas aplicações? Deixe sua pergunta nos comentários!

Autor: Anderson Souza